A Fenasoja lançou nesta terça-feira (03/05) o Soy Summit – Terra fértil para grandes ideias – em um evento voltado à imprensa, patrocinadores e voluntários, realizado junto ao Parque de Exposições de Santa Rosa.
O Soy Summit nasce com o objetivo de reunir os principais especialistas internacionais, lideranças políticas mundiais, pesquisadores renomados e executivos das maiores empresas globais do setor, para posicionar a Fenasoja como um elo entre o conhecimento, a inovação e os grandes debates que movem a cultura mais importante do agronegócio mundial.
A proposta é proporcionar um espaço estratégico para o intercâmbio de ideias, a criação de soluções, o compartilhamento de conhecimentos e a articulação de novas agendas para o desenvolvimento sustentável e competitivo da soja em nível global. “O Soy Summit surge com a ideia de ser um vetor de transformação. Queremos posicionar a Fenasoja como uma plataforma de discussões globais, capaz de influenciar os rumos da cadeia produtiva da soja e projetar o Brasil como referência em conhecimento, inovação e sustentabilidade no agro”, afirma o presidente da Fenasoja 2026, Marcos Eduardo Servat.
A partir da próxima edição da Fenasoja, em 2026, o Soy Summit fará parte da programação oficial da feira. A atração acontece nos dias 29 e 30 de abril, em Santa Rosa. Para o presidente da Comissão de Inovação e Experiência, Douglas Marques, o novo evento representa a consolidação de um movimento que une vocação regional e desejo de crescimento global: “O Soy Summit é a síntese de tudo aquilo em que acreditamos: que o futuro do agro se constrói com conhecimento, colaboração e coragem para inovar. Reunir grandes mentes do mundo inteiro em Santa Rosa é mais do que simbólico, é estratégico”, destaca Marques ao salientar que está sendo construído, com isso, “um novo palco para os debates sobre a soja no mundo”.
Além dos debates de conteúdo, o Soy Summit reforça o papel fundamental de Santa Rosa como o Berço Nacional da Soja, no Brasil, que é hoje o maior produtor e exportador do grão. Da mesma forma, a Fenasoja se consolida como mais do que uma feira — torna-se um palco para as discussões sobre a cadeia produtiva da soja e seu impacto na economia mundial.
A novidade está inserida no novo planejamento estratégico para a próxima década. “A revisão do planejamento estratégico da Fenasoja dá início a um novo capítulo de sua história e é o primeiro passo rumo à atuação e ao reconhecimento global. A Fenasoja é um espaço que conecta o Brasil ao mundo e o mundo que nasce aqui no Brasil”, destaca o diretor de Estratégia da GH Brandtech, Tiago Denardin, que esteve à frente do projeto.
Durante o evento, também foi apresentada ao público os novos desdobramentos da identidade visual da Fenasoja 2026. A identidade honra o legado de 60 anos da feira como um dos eventos mais importantes do agro brasileiro, ao mesmo tempo em que projeta uma nova fase, marcada pela inovação e pelo protagonismo global.
Outro destaque da noite foi o anúncio da Soja Store, a nova loja oficial da feira, que reúne produtos, acessórios e artigos especialmente pensados na agricultura brasileira, reforçando o vínculo da marca com o campo, a cultura da soja e o dia a dia de quem vive da terra.
A próxima edição da feira será realizada de 1º a 10 de maio de 2026, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.