No dia 25 de fevereiro de 1955 era assinada a portaria que autorizava a RÁDIO COLONIAL a instalar a título precário uma estação Radiodifusora de Ondas Médias com potência de 100 watts, na frequência de 1490 Khz. A publicação no Diário Oficial da Nação deu-se no dia 05 de março e a partir desta data a emissora operou em caráter experimental.
Foi ao ar oficialmente no dia 03 de maio de 1955. Para a época, foi um sonho idealizado e concretizado pelo então Deputado Federal Germano Dockhorn, quando na ocasião assumiram a Direção da emissora os filhos Bruno Dockhorn e Walter Dockhorn. A Rádio Colonial começou de forma acanhada e artesanal, numa pequena sala, com minguados 100 watts de potência.
Teve suas instalações (estúdios e equipamentos) totalmente destruídos no dia 18 de agosto de 1956 num incêndio criminoso, segundo os indícios e investigações da época. A emissora entrou no ar dois dias depois em novo endereço.
Hoje, a Rádio possui sua sede administrativa, estúdios e parque de transmissores em área própria. É administrada pelos netos do fundador, Bruno Rogério Dockhorn e Ana Cristina Dockhorn em sua 3ª geração. Prioriza a programação regional com liderança de audiência na área de jornalismo, esportes e utilidade pública.
BRASILIA
Alegria/RS
Três de Maio/RS
Três de Maio/RS
Três de Maio/RS
CAXIAS DO SUL - RS
Três de Maio/RS
Três de Maio/RS
Três de Maio/RS
SÃO BORJA - ALEGRIA
São Borja/RS
PORTO ALEGRE RS