Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Linhas equalizadas do Plano safra são suspensas por falta de orçamento

Linhas equalizadas do Plano safra são suspensas por falta de orçamento
Agência Brasil
  • 21/02/2025 - 12:35

O Tesouro Nacional determinou a suspensão de novas contratações de financiamentos com subvenção federal nas linhas do Plano Safra 2024/25 a partir desta sexta-feira (21/02). Apenas as operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) poderão ser acessadas.

Em ofício encaminhado nesta quinta-feira (20/02) às 25 instituições financeiras que operam recursos equalizados, a decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros. 

"Devido à divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela Secretaria de Política Econômica no início do presente mês e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros, as estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária - PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional", diz o documento assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) afirmou, em nota, que compreende a complexidade do cenário econômico e fiscal que levou à suspensão das linhas equalizadas, com exceção do Pronaf, nesta quinta-feira (20/2), mas reforçou a importância de garantir o acesso ao crédito rural para os pequenos produtores, especialmente em um momento de desafios climáticos e econômicos.

“Estamos atuando em conjunto com a bancada gaúcha no Congresso Nacional para acelerar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, que viabilizará a retomada dos financiamentos subvencionados”, disse a entidade, em nota.

O presidente da Frente Parlamentar da Aagropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), disse que esse tipo de fala é revoltante e revela uma decisão irresponsável e ideológica de suspender as novas contratações. Ele disse que o setor produtivo é desrespeitado pelo Poder Executivo. Segundo o parlamentar, o orçamento não foi aprovado por incompetência e inabilidade de um "governo perdido" sem capacidade para articular qualquer votação no Congresso.

O Ministério da Fazenda informou que o ministro Fernando Haddad vai buscar o "respaldo técnico e legal" do Tribunal de Contas da União (TCU) para liberar os recursos de forma imediata. "As linhas foram suspensas pelo Tesouro Nacional por necessidade legal, devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025", justificou o Ministério, que enfatizou que as linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltadas aos pequenos agricultores, seguem operando normalmente.

Com informações dos sites da TV Band e Globo Rural