Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Fronteira Noroeste elabora planejamento estratégico da atividade leiteira

Fronteira Noroeste elabora planejamento estratégico da atividade leiteira
Foto: Emater/RS-Ascar /Divulgação
  • 27/01/2026 - 22:06
  • Atualizado 27/01/2026 - 22:06

A Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), que reúne 20 municípios, desenvolveu um amplo Planejamento Estratégico da Atividade Leiteira, com foco no fortalecimento e na sustentabilidade da cadeia produtiva do leite na região. O documento foi apresentado nesta segunda-feira (26/09) e entregue oficialmente em encontro realizado na Amufron, em Santa Rosa, com a presença de lideranças regionais e entidades parceiras.

A iniciativa foi conduzida pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, sob coordenação do gerente regional Valmir Thume, atendendo à articulação institucional do presidente da Amufron e prefeito de Boa Vista do Buricá, João Rudinei Sehnem.

Durante todo o ano de 2025, foram realizados encontros técnicos, seminários e reuniões que possibilitaram a construção de um diagnóstico detalhado da cadeia do leite nos 20 municípios da Amufron. A partir desse levantamento, foram organizados quatro grupos de trabalho, com foco em ações dentro e fora das propriedades rurais, captação de recursos e definição de propostas estratégicas para a manutenção e o fortalecimento da atividade leiteira na região.

Segundo Thume, a região da Amufron ocupa posição de destaque no cenário estadual. "Ela se consolida como uma das principais regiões produtoras de leite do Rio Grande do Sul, sendo a atividade a segunda mais importante do ponto de vista socioeconômico regional", afirma.

O trabalho envolveu uma ampla rede de parceiros, incluindo lideranças da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do APL do Leite, secretários municipais de Agricultura, Setrem, escolas agrícolas, sindicatos, cooperativas, empresas do setor lácteo, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, agricultores e lideranças regionais.

Diagnóstico e relatório

Durante o encontro, a Emater/RS-Ascar apresentou dados socioeconômicos atualizados da produção leiteira em 2025, destacando a necessidade de avanços em áreas como sanidade animal, alimentação e nutrição, bem-estar animal, higiene e qualidade do leite, em conformidade com as Instruções Normativas nº 76 e 77. Também foram enfatizadas práticas relacionadas aos sistemas produtivos baseados em pastagens com suplementação, cuidados ambientais, o fortalecimento do Programa de Forrageiras de Inverno e Verão e as dez práticas prioritárias da bovinocultura de leite desenvolvidas pela Emater.

"O planejamento permitiu identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria, tanto dentro quanto fora das propriedades, orientando ações mais integradas e eficientes para o setor", destaca o gerente regional. O trabalho resultou na elaboração de um relatório técnico consolidado, validado pelos participantes, que servirá como base para a implementação de ações conjuntas nos municípios.

Thume apresentou o histórico do processo, as etapas desenvolvidas e os principais encaminhamentos estratégicos, além de destacar os recursos financeiros disponíveis, especialmente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), como os programas Terra Forte, Bônus Mais Leite e Forrageiras de Verão e Inverno. Também foram apresentados dados referentes às perdas econômicas da cadeia do leite em 2025, decorrentes, entre outros fatores, da redução no preço pago aos produtores, reforçando a necessidade de ações integradas para enfrentar esse cenário.

Ao final do encontro, as entidades presentes manifestaram compromisso com a execução das propostas, foi assinado o documento final do planejamento e definida a criação de grupos de trabalho regionais e municipais, responsáveis por dar continuidade às ações estratégicas nos 20 municípios da Amufron.