"Como é bom ser gremista". A frase do patrono Tricolor Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o Cacalo, é poética e reflete o sentimento de todos os torcedores do Clube. Um dia após seu falecimento, em partida marcada por homenagens a um dos dirigentes mais vitoriosos da nossa história, o Grêmio venceu o Criciúma por 1 a 0, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, em partida disputada na tarde deste domingo, 25. Miguel Monsalve marcou o gol da vitória gremista, seu segundo com a camisa do Grêmio.
Com a bola rolando, os donos da casa impuseram perigo no começo do jogo. Com um minuto e meio, em jogada pela direita, Marcelo Hermes recebeu dentro da área e chutou para defesa de Marchesín. A pressão do Criciúma seguia e encontrava a defesa gremista ligada. Aos quatro, Marquinhos Gabriel chutou de fora da área e Rodrigo Ely colocou o pé para desviar em escanteio.
A resposta do Grêmio levou bastante perigo à meta do Tigre. Em jogada trabalhada, Cristaldo serviu Soteldo, na ponta esquerda da área, carimbar a trave em batida de canhota. O goleiro Gustavo ainda teve sorte e a bola voltou na mão do arqueiro. Com o decorrer da etapa inicial, o Grêmio teve leve superioridade na posse de bola. Aos 32 minutos, João Pedro avançou com força e velocidade pela direita, cruzou por baixo para Braithwaite finalizar pressionado direto pela linha de fundo. Aos 36, o Tricolor trocou passes da direita para esquerda, passando por João Pedro, Jemerson, Cristaldo, Monsalve e Reinaldo, que tocou para Villasanti chutar de fora da área, obrigando o goleiro do Tigre a fazer difícil defesa. Com oportunidades apenas no começo de jogo, o Criciúma voltou a levar perigo no final do primeiro tempo. Bolasie arriscou de longe e, mesmo a bola desviando em Villasanti, passou próxima à trave de Marchesín.
A equipe gremista voltou sem mudanças para o segundo tempo. Com cinco minutos, o goleiro do Criciúma deu o balão e a bola ficou com Villasanti, que passou para Cristaldo, que fez a bola chegar em Monsalve. O colombiano recebeu na ponta esquerda e esperou a passagem do lateral. Reinaldo cruzou de primeira, mas nem Braithwaite e nem Soteldo alcançaram a bola. O Grêmio seguia superior na partida, mas não estava conseguindo converter as oportunidades. Em jogada ensaiada entre Cristaldo, Soteldo e Reinaldo na cobrança de falta a um passo da grande área, o lateral-esquerdo gremista soltou o pé e Gustavo espalmou.
Em busca do gol, o técnico Renato Portaluppi fez as duas primeiras mudanças no time. Aos 27 minutos, Arezo e Aravena entraram nos lugares de Braithwaite e Cristaldo. Com dificuldades para abrir o placar, Marchesín foi fundamental para manter o placar zerado. Em cruzamento pela esquerda, Bolasie completou de primeira e o goleiro gremista fez boa defesa. No momento em que partida estava equilibrada, o Tricolor abriu o placar. Em jogada pela esquerda, Aravena driblou o marcador, cruzou para área e encontrou Monsalve, nas costas do marcador, dominar e chutar rasteiro na saída do goleiro e inaugurar o marcador. 1 a 0 Grêmio. Após o gol, Renato mexeu novamente no time. Aos 43, Ronald e Edenilson entraram nos lugares de Monsalve e Soteldo. Três minutos depois, já nos acréscimos do jogo, Gustavo Martins substituiu Dodi.
Com a terceira vitória seguida fora de casa, o Grêmio se afastou da parte de baixo da tabela, subiu para 12ª colocação, com 27 pontos, mas pode terminar a rodada em 14º, por conta de uma partida que ainda acontece neste domingo. Agora, os jogadores e o técnico Renato Portaluppi irão se preparar para o retorno à Arena. No próximo domingo, 1º de setembro, às 11h, o Grêmio enfrenta o Atlético-MG, pela 25ª rodada.