Ouça agora

MUSICAL 94,7

Agricultura

Heinze diz na Colonial que vai apresentar projeto para combater estiagem no RS

Heinze diz na Colonial que vai apresentar projeto para combater estiagem no RS
Jefferson Rudy/Agência Senado
  • 20/04/2023 - 22:34

O senador Luis Carlos Heinze afirmou, em entrevista à Rádio Colonial nesta quinta-feira (20/04), que vai apresentar um projeto de lei para regular o uso das bacias hidrográficas do noroeste do Rio Grande do Sul para irrigação. A ideia é construir barragens nos rios da região para reservar a água que, segundo o parlamentar, "sobra no inverno, mas falta no verão."

O parlamentar ressaltou que a região sofre com os efeitos da estiagem há três anos seguidos, o que causou a perda de mais de R$ 200 bilhões para os produtores. Segundo ele, a ajuda do governo federal não é suficiente para resolver o impasse.

A proposta será apresentada nesta sexta-feira (21/04) na sede do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo do Noroeste Gaúcho, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Heinze destacou que os estados de Mato Grosso e Goiás já têm projeto similar, com a proteção das nascentes do Vale do Araguaia em cerca de 40 municípios. Segundo ele, propriedades rurais de Minas Gerais e Tocantins já protegem suas vertentes.

De acordo com Heinze, o projeto que será apresentado representa a solução definitiva para combater a estiagem no Rio Grande do Sul.

— É um projeto que nós começamos em 47 municípios e que vai servir a 70 mil produtores rurais. Mas nós temos um projeto para todo o estado do Rio Grande do Sul: como "fazer água" em cima de soluções que já existem e funcionam há dezenas de anos. Esse é o modelo que nós queremos.

Segundo Heinze, existem estudos que demonstram que a falta de chuvas regulares na região não é um problema novo, visto que registros oficiais da Embrapa relatam episódios de estiagem 50 anos atrás. A cada 10 anos, três ou quatro anos são de precipitações em quantidade insuficiente para o bom desenvolvimento das lavouras.

O parlamentar também afirmou que vai apresentar requerimento para debater o assunto na Comissão de Agricultura (CRA). 

Com informações da Agência Senado