Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Certhil celebra 51 anos com grandes investimentos na geração de energia

Certhil celebra 51 anos com grandes investimentos na geração de energia
Reprodução
  • 23/11/2020 - 10:56
  • Atualizado 23/11/2020 - 13:37

A Certhil comemora hoje (23 de novembro) 51 anos de fundação. Do primeiro poste erguido no dia 31 de março de 1971 até hoje, a cooperativa de eletrificação rural se transformou em duas: a Certhil Distribuição e a Certhil Desenvolvimento, se adaptando às necessidades dos cooperados e as inovações do mercado energético. Atualmente atua diversas áreas com uma gama de serviços que vão desde a elaboração e execução de projetos elétricos até mesmo a comercialização de produtos diversificados.

Nesta manhã o presidente da Certhil Celso Benedetti destacou a importância da data e relembrou a história da cooperativa, quando os primeiros associados se uniram para levar a energia elétrica até suas propriedades rurais.

Benedetti ressaltou que apesar da pandemia do novo coronavírus estão sendo feitas grandes inovações. A Subestação 69, de 23kW, que está sendo construída na localidade de Nossa Senhora do Carmo, terá investimento em torno de R$ 30 milhões. A linha de transmissão de energia está sendo instalada do Bairro Cruzeiro em Santa Rosa até o terreno localizado no lado da empresa Lactalis.

De acordo com ele, o investimento permitirá que os clientes da Certhil Distribuição recebam em suas residências e propriedades rurais uma energia de melhor qualidade.

- As famílias rurais estão usando mais aparelhos eletroeletrônicos e isso demanda uma energia mais confiável. Além disso, a produção de leite e de suínos se tornou mais automatizada. Estamos fazendo esse investimento para entregar uma energia de melhor qualidade para desenvolver o agronegócio – afirma o presidente.

Juntamente com outras três cooperativas, a Certhil realizou em outubro o leilão para a compra de energia no mercado livre, obtendo o melhor preço já conseguido pelas cooperativas gaúchas. Segundo Benedetti, o objetivo da iniciativa é compensar o desconto na tarifa de energia que existia para o consumidor rural que foi retirado pelo governo federal.

A Certhil Distribuição também já está desenvolvendo projeto para ampliar a potência da Pequena Central Hidrelétrica no Rio Buricá. A licença de ampliação da usina já foi concedida pela Fepam. Com o reforço da terceira turbina, a PCH terá capacidade de gerar 2,7kW.

Benedetti também destacou que a Certhil Desenvolvimento vai construir a sua fábrica de artefatos de cimento na Área Empresarial II. Já foram comprados quatro lotes e mais quatro serão adquiridos em área total de 12 mil metros quadrados para a construção do pavilhão.

Fonte: Redação