Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o os estados do Sul do Brasil durante esta primeira semana de julho. Entre hoje e a próxima segunda-feira (8), Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem sentir um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno. Muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano.
O frio esperado tem potencial para provocar temperaturas negativas. O pico desta onda de frio deve ser na sexta-feira e no sábado. A previsão é de geada generalizada e de precipitações sólidas de inverno, como chuva congelante, chuva congelada (queda de pedrinhas de gelo) e neve em flocos ao mesmo tempo.
A chegada desta massa polar confere com a previsão climática feita pela Climatempo de que o frio do inverno de 2019 ficará concentrado em julho. A previsão deste resfriamento extremamente forte na primeira semana de julho não muda a previsão de que o inverno de 2019 terá poucos eventos de frio e é sob a influência de um El Niño fraco.
A previsão de geada generalizada e possibilidade de precipitações sólidas de inverno. Isto significa que podem ocorrer fenômenos como chuva congelante, chuva congelada (queda de pedrinhas de gelo) e neve em flocos ao mesmo tempo.