A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) solicitou à secretaria de Agricultura do Estado a prorrogação do calendário de plantio da safra de verão. A data de semeadura, deveria acontecer até 28 de janeiro, segundo portaria do Ministério da Agricultura. A Farsul pede que o prazo seja estendido até 15 de fevereiro de 2026.
Em nota, a entidade disse que o plantio tardio de milho no Rio Grande do Sul, impactado pela irregularidade do clima nos últimos dois meses, deverá retardar a colheita do cereal. Com isso, o plantio da safrinha de soja em áreas de milho deve ser atrasado, o que levou a Farsul a solicitar a prorrogação do calendário.
período do ano passado. Os trabalhos também estão bem abaixo da média dos últimos cinco anos, de 12%.
O pedido encaminhado à secretaria da Agricultura salienta que em áreas de irrigação por pivô e, também, nas lavouras de milho sequeiro e silagem, ocorre o cultivo da safrinha de soja, justificando a prorrogação do plantio. Por fim, a Farsul lembrou que a extensão da data de plantio já havia sido adotada na safra 2024/25 por motivos semelhantes.
As informações são do site Globo Rural.