Há cem dias sob o comando de um administrador judicial, a Cotrijui contabiliza 21 unidades arrendadas. A mais recente é a planta de abate de suínos de São Luiz Gonzaga que será alugada, por um período de três anos, para o frigorífico Estrela, de São Paulo. O contrato foi fechado na última segunda-feira. A unidade é a segunda maior empregadora do município.
A expectativa é de que, com essa iniciativa, seja retomada a capacidade total de produção da planta que é de 1,6 mil animais por dia (hoje, o abate está pela metade). A filial já teve 650 funcionários e atualmente conta com 400. A marca Tchê, que estampa a carne suína processada no local, será mantida.
Com dívidas acumuladas ao longo de anos, a cooperativa Cottrijui, que tem sede em Ijuí, estava em liquidação extrajudicial e, em 29 de janeiro deste ano, entrou, por determinação da Justiça, em processo de liquidação judicial. Desde então, está sob o comando do administrador judicial Rafael Brizola. As informações são da coluna de Gisele Loeblein do site GaúchaZH