Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Regional

Governo do Estado assina ordem de início de obras de pavimentação em Alegria e Bozano

Governo do Estado assina ordem de início de obras de pavimentação em Alegria e Bozano
Foto: Débora Bresciani/ Secretaria Estadual de Logística e Transportes
  • 16/01/2026 - 19:49
  • Atualizado 16/01/2026 - 20:05

O governo do Estado, por meio do titular da Secretaria de Logística e Transportes, Juvir Costella, assinou, nesta sexta-feira (16/01), na sede da pasta em Porto Alegre, ordens de início de obras de infraestrutura rodoviária nos municípios de Alegria e Bozano. A ação integra o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (Piaa/RS).

Está prevista a pavimentação de um trecho de 1,14 quilômetro da estrada entre Alegria e Independência, com aporte de R$ 1,27 milhão e conclusão estimada em três meses.

Durante o ato de assinatura, o Costella ressaltou a relevância dos investimentos para a região. “Esses recursos garantem mais segurança, reduzem custos logísticos e fortalecem a economia local, além de melhorar a qualidade de vida da população dos municípios atendidos”, afirmou.

O prefeito de Alegria, Fabio Luciano Schakofski, enfatizou o papel da pavimentação na integração regional e no estímulo ao desenvolvimento econômico. “Alegria precisa entrar em uma rota, com essa ligação a outros municípios, e deixar de ser um fim de linha. Assim, empresas podem pensar em Alegria como uma possibilidade de se instalar. Isso vai trazer emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.

 Já em Bozano serão pavimentados 2,4 quilômetros de um acesso à BR-285, em Bozano, com investimento de R$ 1,74 milhão e prazo de execução de seis meses. 

O prefeito de Bozano, Gederson Mori, destacou o impacto inédito da obra para o município. “É um projeto ímpar, que nunca aconteceu antes na nossa cidade. Estamos felizes, pois é uma obra que trará maior conforto e segurança para quem trafega”, disse.

O Piaa/RS é um programa do governo estadual que busca fortalecer a malha viária por meio de parcerias com a iniciativa privada. A ação permite que empresas financiem os serviços com abatimento de até 5% no ICMS devido.