O resultado da #PalavraDoAno2017, que elege o vocábulo mais importante dos últimos 365 dias no Brasil, foi divulgado nesta quinta-feira, 9: a palavra 'corrupção' foi a escolhida da vez. As outras finalistas que estavam no páreo eram 'vergonha', 'tenso', 'crise' e 'mudança'. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A iniciativa é da consultoria de estratégia, engajamento e mobilização Cause em parceria com a empresa de pesquisa Ideia Big Data. “Queremos mobilizar a sociedade, mas para isso é preciso entendê-la”, explica ao E+ Leandro Machado, sócio da Cause, a motivação do concurso. Na primeira eleição, que ocorreu em 2016, a vencedora foi a palavra 'indignação'. Segundo Machado, para quem o quadro de finalistas aponta uma visão pessimista do povo, o Brasil agora “está dando nome aos bois” com os quais se encontra indignado.
“É uma boa iniciativa para ter uma ideia de qual é o espírito da época no Brasil”, diz ele, também bacharel em Ciência Política pela UnB e fundador da Rede de Ação Política e Sustentabilidade (RAPS), uma espécie de caça-talentos para a política brasileira. “As palavras fazem um retrato fiel do que o Brasil passou por esse ano”, continua Machado, ano em que o País viu o “estado da corrupção disseminada”.
A palavra do ano é decidida por voto popular e opinião de cinco jurados. Na primeira etapa da pesquisa, iniciada em outubro, 9 mil pessoas citaram, de forma espontânea, mais de mil palavras através do aplicativo PiniOn. Entre as 40 mais mencionadas, os jurados escolheram cinco finalistas que “melhor representavam o conjunto”, segundo Machado, e que foram votadas pelo público para se chegar à vencedora.