O goleiro Vitão, atualmente na equipe sub-17 do Grêmio, foi o convidado do programa Radar 94 desta segunda-feira (26/01). O jovem atleta, que está passando as férias em Três de Maio, contou da trajetória percorrida até agora e a experiência já acumulada desde 2017, quando foi aprovado em um teste para fazer parte das categorias do Tricolor e passou a residir em Porto Alegre.
Vitão lembrou que tudo começou quando ele tinha apenas sete anos de idade em um amistoso entre Oriental e Grêmio na capital. Inicialmente, ele foi convidado para fazer um teste de uma semana e foi aprovado. Passou então a treinar a cada 15 dias em Porto Alegre. No ano seguinte deixou Três de maio, juntamente com a família, para treinar diariamente na base gremista, mais precisamente no Centro de Treinamentos do Cristal.
A partir dos 14 anos, Vitão mudou de CT, indo treinar em Eldorado do Sul, onde está até hoje.
Vitão assinou o seu primeiro contrato profissional com o Grêmio no ano passado. Ele também disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, na condição de terceiro goleiro da equipe sub-20.
O goleiro três-maiense, que tem 1,91m de altura, é considerado uma das grandes apostas na posição para o futuro do Grêmio e foi convocado e defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 em novembro de 2025 para dois amistosos contra o Paraguai.
- Sou gremista de coração.
Perguntado sobre suas características, Vitão disse tem reflexos apurados debaixo da goleira, mas também sai bem do gol, quando é preciso. Citou Marcelo Grohe como o goleiro gremista que o inspira. No cenário internacional revelou que gosta dos estilos dos goleiros alemães Neuer e Ter Stegen.
Vitão também destacou o apoio da família, Segundo ele os pais sempre o ajudaram para que ele possa fazer o seu melhor.