A Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, localizada em Entrada da Barrinha, Três de Maio será desativada a partir de 2026. O prefeito Marcos Corso confirmou a decisão em contato com a reportagem da Rádio Colonial no fim da tarde desta quarta-feira (26/11).
Conforme Corso, entre os motivos para a extinção da escola estão o baixo número de novas matrículas - atualmente são 18 anos no total -, sendo que em uma determinada série, haveria apenas três alunos em sala de aula. Além disso, o mandatário municipal alegou o custo público para manter a escola em funcionamento diante da redução do número de alunos.
O prefeito disse que os pais e responsáveis pelos estudantes já foram comunicados pela secretaria municipal da Educação em reunião realizada na própria escola. Eles terão direito a escolher o educandário em que pretendem matricular os filhos entre as escolas da rede municipal, com transporte escolar garantido, conforme a legislação.
Segundo Corso, após a desativação, o prédio da escola não será demolido e pode abrigar futuramente serviços públicos de outras áreas, como Saúde.
Comissão da Câmara
A Comissão de Educação da Câmara Municipal realizará na sexta-feira , às 19h, uma reunião com a comunidade escolar para discutir o fechamento da escola Martinho Lutero. O colegiado é presidido pelo Vereador Carlos Norberto Filipin e conta com a participação dos Vereadores Ernani Weimer e Vanessa Salapata.