As Mosqueteiras do Grêmio são bicampeãs consecutivas do Gauchão Feminino. A conquista veio após a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, na manhã deste domingo (23/11), pelo jogo de volta da final, disputado na Arena do Grêmio. O Tricolor abriu o placar com Bia Santos na primeira etapa, enquanto as Esmeraldas conseguiram o empate com Rayane Pires no segundo tempo. Em cobrança de pênalti, Giovaninha garantiu a vitória e o título às Mosqueteiras. No duelo de ida, no Alfredo Jaconi, as Gurias Gremistas haviam vencido por 3 a 0.
Foi o sexto título Estadual da equipe Tricolor, que fecha o campeonato com uma campanha de nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota. As Gurias Gremistas anotaram 45 gols e sofreram apenas quatro, ficando com o melhor ataque e com a melhor defesa da competição.
O jogo
Os minutos iniciais na Arena do Grêmio foram marcados por muita intensidade das Gurias Gremistas, que buscavam aumentar a vantagem conquistada na partida de ida. Através de marcação alta, as Mosqueteiras conquistaram as primeiras chances concretas de gol da partida. Após o ímpeto inicial, quando as Esmeraldas pouco ameaçavam o gol gremista, o equilíbrio tomou conta. Até que aos 41 minutos, as Mosqueteiras abriram o placar. Dani Barão avançou pelo lado direito e alçou a bola na área jaconera. Após corte parcial da defesa, Bia Santos pegou de primeira, de fora da área, e acertou o ângulo esquerdo da goleira Renata.
Na etapa final, a torcida presente na Arena do Grêmio presenciou ainda mais equilíbrio. As Gurias Gremistas administraram a vantagem e, nos avanços ofensivos, pararam nas intervenções de Renata. As Esmeraldas do Juventude, em uma das poucas jogadas de ataque, conseguiram o empate. Aos 23 minutos, Carol Ladaga subiu livre no lado esquerdo e cruzou para o centro da área, encontrando a zagueira Rayane Pires. A camisa 3 jaconera se antecipou à marcação e testou firme, sem chances de defesa para a goleira Raíssa. Aos 37, o árbitro assinalou pênalti de Carol Ladaga em Maria Dias. Na cobrança, Giovaninha deslocou a goleira e marcou mais um: 2 a 1. Com o gol, a centroavante das Mosqueteiras assumiu a artilharia do Gauchão. O resultado assegurou a conquista gremista.
As informações são da Federação Gaúcha de Futebol