Ouça agora

FOGO DE CHÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Expointer

48ª Expointer inicia neste sábado unindo o futuro e o legado da história gaúcha

48ª Expointer inicia neste sábado unindo o futuro e o legado da história gaúcha
Foto: Luís André/Secom
  • 30/08/2025 - 19:41
  • Atualizado 30/08/2025 - 19:47

O ato simbólico de abertura dos portões da 48ª Expointer ocorreu neste sábado (30/08), às 8h, no Portão 2, do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, a subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, junto com os copromotores da feira estiveram presentes.

A expectativa é positiva. Esperamos cerca de 800 mil pessoas para fazer essa grande Expointer: a 48ª edição. Que renda bons frutos, boas vendas e que todos que estão aqui comercializem os seus produtos de forma a gerar emprego, renda e oportunidades”, projetou o secretário.

Já a subsecretária ressaltou as melhorias no parque. “O público vai encontrar o parque praticamente renovado. Muitos investimentos em infraestrutura de pisos, de calçamento, renovação da rede de energia elétrica e também da distribuição de água. Além dos espaços de lazer, de cultura, de gastronomia e de turismo. A gente entende que a Expointer é uma grande vitrine. Ambiente importante para a realização de negócios e de aproximação do campo com a cidade”, enfatizou Elizabeth. 

Junto com a abertura dos portões, foi realizado um café de cambona e apresentação da Banda 0800 de Maratá, ao lado do palco das esferas. 

São copromotores a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac), o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Prefeitura de Esteio.

As soberanas da Expointer recepcionaram o público na entrada dos portões. “A gente espera bater recordes. Tem muitas novidades na feira junto com inovação e melhorias no parque”, proferiu a Primeira Princesa, de Guaíba, Karen Redante. “Nós esperamos todos com muito carinho e com muito amor”, vibrava a Segunda Princesa, de Venâncio Aires, Larissa Maciel.

Em um espaço coberto por tenda, um casal dança em trajes típicos gaúchos e de festa tradicional. A mulher usa vestido bordado vinho com faixa de princesa, enquanto o homem veste bombacha, camisa branca, lenço vermelho e chapéu. Atrás deles, outras jovens com vestidos semelhantes acompanham a cena, e um grupo de músicos toca instrumentos de sopro, como trombone e tuba. Pessoas ao fundo aplaudem e registram o momento com celulares. O ambiente transmite alegria e celebração cultural.

Já a Rainha Fernanda Haack , de Seberi, estava entusiasmada. “Esse ano está incrível! Muita tecnologia, inovação e genética. Muitas raças de animais. Então, que o público venha surpreender com todas as maravilhas que tem aqui.” A Rainha Infantil da Expointer, Alice Silva, 6 anos, fez coro. “Com certeza, essa Expointer será maravilhosa!”

A 48ª Expointer ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A visitação será das 8h às 20h e os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria da feira.