Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Início de setembro será marcado por temporais isolados, alerta Defesa Civil

Início de setembro será marcado por temporais isolados, alerta Defesa Civil
  • 31/08/2025 - 11:05

A Defesa Civil estadual, a partir de seu Centro de Monitoramento, atualizou as condições do tempo no Rio Grande do Sul para o início do mês de setembro. Para segunda-feira (1º de setembro), são esperados temporais isolados, com chuva pontualmente forte, raios, granizo e rajadas fortes de vento.

Com o avanço de uma frente fria pelo oceano, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, chuvas moderadas a pontualmente fortes, com raios e temporais isolados, atuam no Oeste, Campanha, Centro, Missões e Noroeste. Já na tarde e na noite, essas instabilidades continuam atuando nessas regiões e se deslocam para o Sudeste, Vales, Norte, associadas a temporais, com rajadas de vento, pancadas fortes de chuva e granizo.

Os acumulados variam entre 10 mm e 30 mm por dia, podendo chegar isoladamente aos 60 mm por dia no Oeste, Missões e parte do Centro. No Sul e Litoral Médio, há condição para pancadas isoladas de chuva fraca a moderada, com eventuais descargas elétricas.

Além disso, as rajadas de vento variam entre 40 km/h e 50 km/h sobre o território gaúcho, podendo oscilar entre 60 km/h e 80 km/h no Sul, Litoral gaúcho e Serra, devido à presença de um forte sistema de alta pressão em alto mar, que também favorece o mar agitado em toda a costa gaúcha.

A tendência é que, na terça-feira (2) e quarta-feira (3), com uma frente fria estacionária aliada ao fluxo de umidade vindos do norte do país, as chuvas e as instabilidades se intensifiquem, sendo acompanhadas de temporais isolados, com raios, granizo e rajadas fortes de vento no Oeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Litoral, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre. Nessas áreas, os acumulados ficam entre 30 mm e 60 mm por dia, podendo pontualmente chegar e até ultrapassar os 100 mm ao dia no Sul, Centro, Oeste e Missões. 

Nas demais regiões gaúchas, apesar dos temporais pontuais, não são esperados volumes significativos. As rajadas de vento variam entre 30 km/h e 50 km/h em grande parte do Estado, podendo passar dos 80 km/h durante as instabilidades. Esse cenário tende a ser atualizado com a evolução do evento.

Previsão hidrológica

A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção e alerta para inundação nos rios Jacuí e Gravataí. Porém, as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio, devido aos últimos dias sem acumulados de chuvas.

Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, é indicada a condição de Atenção para as cidades em amarelo no mapa hidrológico, atentando para a elevação em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores com elevação gradual, podendo atingir cotas de atenção para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos pontuais em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.