Horário sem programação!

Agricultura

Operação Terra Forte mobiliza municípios

Operação Terra Forte mobiliza municípios
Foto: Emater/RS-Ascar /Divulgação
  • 24/07/2025 - 17:15

Com foco na resiliência climática e na recuperação do solo, o programa Operação Terra Forte, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e pela Emater/RS-Ascar, já alcançou 258 municípios gaúchos. Até o dia 23 de julho, mais de 13,6 mil agricultores participaram das reuniões de sensibilização promovidas por equipes técnicas da Emater/RS-Ascar e da SDR.

A Operação Terra Forte em 2025 está executando quatro etapas: capacitação, divulgação, elaboração de material técnico e inscrição dos projetos. A primeira fase incluiu 12 seminários regionais e treinamentos voltados a gestores e técnicos da Emater/RS-Ascar, realizados entre maio e junho.

Atualmente, além das reuniões municipais, a Instituição está empenhada na elaboração de conteúdos técnicos que darão suporte às práticas recomendadas pelo programa, com foco na recuperação do solo e no preparo das propriedades rurais para eventos climáticos extremos.

O envolvimento direto das equipes regionais tem sido fundamental para garantir o alcance do programa em todo o território gaúcho. A mobilização técnica e institucional tem impulsionado o fortalecimento da agenda da sustentabilidade no meio rural, valorizando práticas que recuperam e preservam os solos.

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou o esforço das equipes envolvidas no projeto. "É um movimento de otimismo que cresce a cada dia! Reafirmamos aqui nosso total compromisso e dedicação para fazer do Terra Forte o maior programa de recuperação de solos da história do Rio Grande do Sul", destaca.

Essa mobilização institucional também reforça o papel da Emater/RS-Ascar como agente articulador de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. A conexão entre conhecimento técnico e escuta qualificada das demandas do campo tem possibilitado uma construção coletiva em torno da recuperação do solo como elemento estratégico para a produção e a vida no meio rural.

Na etapa que está em andamento, estão sendo realizadas reuniões com o público externo para apresentar os objetivos da iniciativa e orientar sobre os caminhos para participar do programa. De acordo com Sandra Maria Dalmina, gerente adjunta da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar, a recepção tem sido extremamente positiva. "É um programa que lá nos municípios está tendo uma boa aceitação. Os agricultores estão comparecendo às reuniões, participando, se informando sobre como podem se inserir como beneficiários. Temos boas mobilizações em todas as regiões", afirma.

A estratégia de encontros com os produtores visa sensibilizar e esclarecer sobre a importância da saúde do solo para a sustentabilidade das propriedades rurais. "O programa é voltado à resiliência climática, então os agricultores precisam estar afinados com essa pauta. Precisamos mostrar que o objetivo principal é recuperar o solo — do ponto de vista químico, físico e biológico — para estarmos mais preparados para enfrentar adversidades climáticas no futuro", completa Sandra.

A próxima etapa do programa será a abertura das inscrições para os projetos, voltados a agricultores que desejam aderir às práticas propostas. A Emater/RS-Ascar reforça que os interessados devem procurar o escritório municipal para mais informações.

Por João Vicente Ribas - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar