Horário sem programação!

Agricultura

CMN se reúne nesta quinta para votar prorrogação de dívidas de agricultores

CMN se reúne nesta quinta para votar prorrogação de dívidas de agricultores
  • 28/05/2025 - 19:44
  • Atualizado 28/05/2025 - 19:47

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) confirmou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reunirá na manhã desta quinta-feira (29/05) para votar a prorrogação dos vencimentos das parcelas de custeio e investimentos de produtores rurais do Rio Grande do Sul. Os recursos necessários para equalização de juros foram garantidos pelo Ministério da Fazenda.

Pimenta fez o anúncio após se reunir com os ministros da Fazenda Fernando Haddad e Agricultura Carlos Fávaro.

— Vamos fazer esta prorrogação antes da data do vencimento, no dia 30, e teremos o tempo necessário para discutirmos medidas estruturantes de renegociação da dívida de todos os produtores e produtoras do nosso Estado que foram atingidos pela enchente e pela estiagem e precisam ter a estrutura das dívidas renegociada — disse Pimenta.

O custo da prorrogação em 2025 é calculado em R$ 136 milhões. Ao longo de quatro anos, a conta deve somar R$ 385 milhões.

O CMN é composto pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. O conselho se reunirá de forma extraordinária na quinta, exclusivamente para aprovar a prorrogação dos financiamentos do agro gaúcho.

A medida é aguardada com grande expecativa pelos produtores gaúchos.

As informações são do site GZH.