O vice-governador e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza, informou nesta sexta-feira (25/04), em Santo Ângelo, que o governo do Estado fará um aporte de cerca de R$ 30 milhões para a Região Missioneira. O anúncio ocorreu durante audiência pública promovida pela Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Os recursos fazem parte do programa de investimentos pelos 400 anos das Missões Jesuíticas, lançado pelo governador Eduardo Leite em outubro do ano passado, e beneficiarão, inicialmente, projetos das secretarias de Turismo e Cultura em 12 municípios: Bossoroca, Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Sul, Santo Ângelo e Vitória das Missões.
Gabriel destacou que esta é apenas a primeira rodada de investimentos e que uma nova etapa está prevista para o segundo semestre de 2025. “Será o maior investimento da história na região feito pelo governo do Estado. Se somarmos os recursos em saúde e infraestrutura, o volume se torna ainda mais expressivo. Como sempre digo: o Rio Grande do Futuro se constrói agora, no presente. É por isso que estamos trabalhando tanto”, afirmou.
O próximo passo será a assinatura dos convênios entre o governo do Estado e os municípios contemplados, prevista para o mês de maio. Após a assinatura, os municípios receberão os recursos, licitarão e executarão as obras, e posteriormente prestarão contas ao Estado.
Gabriel também explicou que, além dessa primeira fase, novos projetos ainda poderão ser contemplados. “Teremos uma nova etapa de investimentos a partir dos projetos que receberemos. Vamos qualificar essas propostas, preparar os trâmites legais e, assim, repassar os recursos através de novos convênios”, acrescentou.
A programação comemorativa dos 400 anos das Missões envolve a atuação conjunta de órgãos estaduais, prefeituras, universidades, entidades culturais e religiosas, além da própria AMM. A infraestrutura da região também será fortalecida, com obras na ERS-344, melhorias em acessos municipais e investimentos no Aeroporto de Santo Ângelo.
A organização das comemorações está sob responsabilidade do Gabinete do Vice-Governador, que coordena a Comissão Oficial e o Comitê Executivo criados no ano passado. Em novembro, durante período como governador em exercício, Gabriel Souza sancionou a lei que institui a Cruz Missioneira como símbolo oficial das Missões Jesuíticas Guaranis, projeto protocolado pelo então deputado Eduardo Loureiro. Loureiro, por sua vez, assumirá a Secretaria da Cultura, pasta que ficará encarregada da coordenação das celebrações.
Por Juliane Pimentel e Dayanne Rodrigues/Ascom GVG
Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial