Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Estados aumentam tributação para conter importação de leite em pó e queijos

Estados aumentam tributação para conter importação de leite em pó e queijos
Bruno Peres/Agência Brasil
  • 24/04/2025 - 12:49

Os estados com maior produção de leite no Brasil reajustaram a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre a importação de leite em pó e queijos. A medida busca resguardar os produtores locais, diante da concorrência imposta por produtos importados, que entram no mercado a preços mais baixos e acabam forçando uma queda no valor pago pelo litro do leite produzido no país.

De janeiro a abril de 2024, o Brasil produziu 15,8 mil toneladas de leite em pó, o que corresponde a aproximadamente 130 milhões de litros, 8,7% maior do que o mesmo período de 2023. É o que aponta o último levantamento divulgado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

Em contrapartida, o país importou no último ano o equivalente a 2,2 bilhões de litros de leite, o que representou um crescimento de 3,8% em relação a fevereiro de 2023. Mesmo com o grande volume produzido, o país importou 186 mil toneladas de leite em pó em 2024. O total representa uma redução de 6,6% na entrada do produto, em comparação ao ano anterior. Os dados são do Anuário do Leite, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Apesar da queda na entrada de leite em pó, outro laticínio entrou em evidência: o queijo. Houve um crescimento de 46,6% na importação do produto em 2024. Foram 62,8 mil toneladas de queijo importadas, com destaque para o queijo muçarela. Nos três primeiros meses de 2025 as importações de leite permaneceram elevadas. O país importou 591 milhões de litros no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2024.

As informações são do jornal Gazeta do Povo