Ouça agora

RADAR 94 - ALEXANDRE DE SOUZA

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Com produtividade menor, Rio Grande do Sul inicia colheita da soja

Com produtividade menor, Rio Grande do Sul inicia colheita da soja
Foto: Vanessa Almeida de Moraes/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
  • 27/02/2025 - 20:34

Enfrentando mais uma estiagem, os produtores de soja do Rio Grande do Sul deram início nesta quinta-feira (27/02) a colheita da safra 2024/25. Segundo a Emater-RS, os trabalhos abrangem 1% da área plantada com a oleaginosa. 

Em boletim, a Emater disse que os cultivos de soja estão avançando para as fases finais do ciclo. No momento, o estágio de enchimento de grãos é predominante (56%), e 12% das lavouras estão em maturação, 25% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Diante dos impactos da falta de chuvas, a Emater informou que a produtividade inicial está menor que a estimada inicialmente, de 3.179 quilos por hectare. Uma nova projeção sobre o rendimento será divulgada na 25ª Expodireto Cotrijal, no dia 11 de março, em Não-Me-Toque (RS).

Apesar das chuvas generalizadas em 16 e 17/02 e isoladas nos dias subsequentes, a situação das lavouras varia de acordo com os volumes pluviométricos registrados. “Em grande parte do Estado, as precipitações irregulares e as elevadas temperaturas têm causado, a morte prematura das folhas do terço inferior, a queda de vagens e a formação heterogênea dos grãos (normais e subdesenvolvidos), mesmo na ausência de sinais visíveis de murchamento foliar (...)”, destacou a Emater.