Horário sem programação!

Política

Assembleia do RS presta homenagem a líder do MST

Assembleia do RS presta homenagem a líder do MST
Foto: Marcelo oliveira/Assembleia Legislativa do RS
  • 16/12/2024 - 22:13

João Pedro Stédile, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha na tarde desta segunda-feira (16/12). A distinção, proposta pelo deputado Adão Pretto Filho (PT), foi entregue na Assembleia Legislativa do RS mesmo após tentativa de deputados de direita de barrar a homenagem. A maior honraria do Parlamento gaúcho foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em comemoração aos 40 anos do movimento.

Adão Preto disse que o ato representou o reconhecimento de uma história de lutas sociais a Stédile e a todos que lutam por justiça social, fraternidade e para que a terra cumpra a sua função social. “Por isso indico essa medalha a essa liderança tão importante. Assentou mais de 13 mil famílias no RS e mais de 400 mil em todo o Brasil. Onde tem reforma agrária, onde tem assentamento tem desenvolvimento, prosperidade, produção de alimento saudável, tem fraternidade e solidariedade”, disse.

O salão Júlio de Castilhos reuniu centenas de pessoas – a maioria identificadas como militantes do MST – para acompanhar a entrega da medalha a Stédile. Além de integrantes do movimento, deputados e vereadores de esquerda estiveram presentes no evento. Um telão foi instalado do lado de fora do Palácio Farroupilha para quem quisesse acompanhar a cerimônia, fazendo com que mais militantes se reunissem também na praça Marechal Deodoro.

Natural do município de Lagoa Vermelha, Stédile é graduado em economia pela PUCRS e pós-graduado pela Universidade Estadual Autônoma do México. 

A medalha do Mérito Farroupilha foi instituída em 2009 com a finalidade de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham se tornado merecedores do reconhecimento no parlamento gaúcho. Cada deputado estadual pode indicar um homenageado por legislatura. Depois de apresentada a proposta, ela é analisada em última instância pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa — grupo de deputados que comanda administrativamente a Casa.