A morte da bebê Maria Clara Hirt Soares de um ano e nove meses levou o vereador Diogo Wolf (PT) a propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis negligências, irregularidades e erros cometidos no âmbito da Saúde Pública do município. Segundo Wolf, o objetivo da proposta é assegurar que os fatos sejam devidamente esclarecidos, pois causaram profunda consternação na comunidade.
- Exige de nós, enquanto representantes do povo, apurar se houve negligência, omissão ou qualquer erro que possa ter contribuído para a perda desta vida – justificou.
A Comissão pretende averiguar se houve descumprimento de normas e protocolos no atendimento médico prestado a criança, avaliar a estrutura do sistema de saúde municipal e propor medidas que possam aperfeiçoar o atendimento à população, de modo a evitar que fatos como este se repitam.
Wolf anunciou nas redes sociais que já conseguiu o número de assinaturas mínimo para a abertura da comissão. Assinaram os seguintes vereadores:
Diogo Wolf – PT
Alexandre Marcelo Ott – PP
Eliane Fischer – PDT
Ernani Weimer – PT
Gérson Rodrigues - PP
Jonathan Jahn – PP
Antônio de Oliveira - PP
A CPI terá como objetivo investigar:
- O atendimento prestado pelos profissionais da Saúde à criança em questão;
- A estrutura, o protocolo e a capacidade de resposta dos serviços de emergência e demais unidades de saúde no município;
- Possíveis lacunas ou deficiências na rede de atendimento, tanto em recursos humanos quanto em materiais e equipamentos;
- A existência de eventuais irregularidades ou problemas estruturais que possam ter comprometido a qualidade do atendimento;
- Quaisquer outros aspectos relacionados à Saúde Pública que possam ter impacto direto na segurança e bem-estar dos munícipes.
A direção de hospital e a prefeitura de Três de Maio também investigam as circunstâncias da morte de Maria Clara.