Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Política

Prefeito de Três de Maio Marcos Corso avalia reeleição na Colonial

Prefeito de Três de Maio Marcos Corso avalia reeleição na Colonial
  • 08/10/2024 - 20:58

A Rádio Colonial realiza a partir desta terça-feira (08/10) entrevistas com os prefeitos eleitos e reeleitos da região. O primeiro convidado foi o prefeito reeleito de Três de Maio Marcos Corso (PP). O vice-prefeito Josias Côrrea cumpre agenda oficial em Porto Alegre, e por isso não acompanhou Corso na emissora.

Marcos Corso, que fez 61,34% dos votos, disse que ainda não sabe totalmente as razões que levaram a uma diferença tão grande de votos, mas acredita que boa parte do desempenho altamente positivo que teve nas urnas se deve ao reconhecimento da população a boa administração feita nestes primeiros quatro anos. Também destacou que fez uma campanha propositiva e sem ataques aos adversários, o que acabou tendo boa repercussão junto ao eleitorado.

Corso também lembrou que não tirou férias e nem se licenciou do cargo para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Contou ainda que tirou o primeiro dia pós eleição para ficar em casa com a família e descansar.

Confira uma parte da entrevista:

O senhor já entendeu a que se deve a sua vitória por uma diferença tão grande de votos?

A gente entende que em parte é o reconhecimento do trabalho. Como fomos reeleitos, as pessoas julgaram nosso trabalho. Entendo que vem de uma mandato bem feito. Acredito que também a forma que eu e o Josias nos dedicamos em tempo integral à prefeitura. Nossa campanha foi propositiva, limpa, sem atacar ninguém, apenas defendemos a nossa atuação, principalmente nos debates. Acredito que as pessoas cansaram aquilo que lamentavelmente vimos em São Paulo. Nunca pintamos que não há nada de errado em Três de Maio. Claro que há falhas e equívocos, e isso vai ser corrigido.

O que o senhor não repetirá desta primeira gestão?

A experiência de prefeito só se adquire na prática. Acredito que algumas coisas por sermos jovens tenhamos falhado. A forma de trabalhar. Algumas correções deveríamos ter feito logo e esperamos um tempo a mais. A própria comunicação interna. Têm muitas coisas por fazer. Outra coisa é, talvez, se aproximar ainda mais da população. O certo é que não vamos nos acomodar. A régua ficou mais alta e fazer um mandato ainda melhor. Também vamos manter o diálogo harmonioso com a Câmara de Vereadores.

A partir dessa expressiva diferença de votos na reeleição, o senhor está ciente que a responsabilidade e as cobranças vão aumentar?

Talvez há quatro a população apostou em novos nomes. Agora a expectativa é por um trabalho com melhores resultados ainda. A minha própria esposa, Júlia, me perguntou se eu tinha noção que vou ter que trabalhar mais ainda para entregar o resultado esperado. Eu respondi que sim, e estou feliz, porque as pessoas só cobram de quem elas enxergam que pode fazer mais. Nosso lema “Nossa Gente Nosso Futuro”, era sobre construir um amanhã melhor.

O senhor já tem algum projeto inovador para Três de Maio nos próximos quatro anos?

Temos um desafio muito grande que é o saneamento básico. O marco Geral prevê que até 2028, 35% do esgoto doméstico terá que ser tratado. Já estamos cobrando da Corsan que as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto e a instalação da rede de esgoto saia do papel. Cada real investido em saneamento representa quatro reis economizados na Saúde. Temos outras boas ideias que serão anunciadas a partir de agora.

A chamada “creche” para idosos vai sair?

Sim. O projeto do Centro Dia para Pessoas Idosas já foi cadastrado junto ao governo do Estado. O vice Josias está em Porto Alegre para tratar do assunto. Os idosos poderão passar o dia convivendo com outras pessoas desta faixa etária, participando de atividades de recreação, lazer e interatividade.