A Câmara de Vereadores de Três de Maio homenageou a sargento Claides Inês Lanius e os soldados Aírton Leandro Borges Barros e Bruce Lee Piccinini por ato de bravura demonstrado durante atendimento de uma ocorrência Maria da Penha no dia 10 de fevereiro no bairro São Pedro. Na ocasião, o policial Barros acabou sendo atingido pelo agressor da companheira, com uma barra de ferro usada na construção civil.
Barros foi socorrido na própria viatura e levado à Emergência do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio. Após os primeiros atendimentos médicos, foi entubado e transferido para o Hospital Vida & Saúde, em razão da necessidade de ser internado em uma UTI com neurologista. Ele foi diagnosticado com traumatismo crânio-encefálico grave.
O policial contou, durante a homenagem, que foi surpreendido pelo agressor e foi atingido logo após sair da viatura. Emocionado ele também lembrou que, devido à gravidade do seu quadro, o médico que o atendeu disse que ele, possivelmente, necessitaria passar por cirurgia e iria precisar de doações de sangue, além disso, poderia ter sequelas da lesão, como não reconhecer mais as pessoas. Mas nada disso se confirmou. Ele, no entanto, disse que ainda sente tontura e perdeu um pouco da visão.
- Agradeço primeiramente a Deus para oportunidade de ter uma segunda chance de viver. Aos meus colegas, vizinhos e amigos que oraram por mim. À minha esposa e a minha filha e demais familiares. Também ao vereador Paulo pela proposição da homenagem – disse.
Barros permaneceu cinco dias internado na UTI, três deles inconsciente.
Já o vereador Paulo Pereira afirmou que a homenagem é uma valorização do trabalho desenvolvido pela Brigada Militar.
O comandante da 3ª Cia da Brigada Militar de Três de Maio, capitão Paulo Otto de Souza Fritsch, também se pronunciou durante a solenidade.