Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Política

Lula anuncia ministério da pequena e média empresa para acomodar o Centrão

Lula anuncia ministério da pequena e média empresa para acomodar o Centrão
Reprodução
  • 29/08/2023 - 12:45

Em meio às negociaçõs para abrigar partidos do Centrão no seu governo, o presidente Lula anunciou na manhã desta terça-feira que vai criar um ministério, para tratar das pequenas e médias empresas e cooperativas. O objetivo, segundo ele, é atender quem quer empreender no país. Será a 38ª pasta do governo federal.

A meta, segundo ele, é criar mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada até o fim do ano. No primeiro semestre, o saldo foi de 1.023.540 novos postos de trabalho.

“Mas sabemos que tem muita gente que não quer carteira assinada. Está cheio de gente que está querendo ser empreendedor individual, ser empreendedor coletivo. Então nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse Lula durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

A nova pasta deve acomodar um dos ministros que serão anunciados em breve pelo presidente para aproximar o PP e o Republicanos da base parlamentar do governo no Congresso. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cotados para ocupar os cargos.

Em declarações anteriores, Lula afirmou que essa aproximação dará tranquilidade nas votações de matérias de interesse do governo no Congresso Nacional. Juntos, os dois partidos detêm 90 cadeiras na Câmara.

Antes de oficializar as mudanças, o petista exigiu a aprovação de alguns projetos pela Câmara dos Deputados, entre eles o arcabouço fiscal — votado na semana passada.

 

Fonte: Agência Brasil