A primeira reunião para tratar da transição de governo comandada por Eduardo Leite (PSDB) foi realizada nesta segunda-feira (07/11), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O governador eleito abriu o encontro nomeando Gabriel Souza (MDB), vice eleito, como o coordenador político do processo, enquanto o atual chefe da Casa Civil, Artur Lemos, fica com o comando da área técnica. Leite será o coordenador geral.
Souza ficará responsável pelas conversas com os líderes de MDB, PSD, Podemos, União Brasil e federação PSDB-Cidadania, legendas que estiveram na chapa de Leite desde o início da campanha.
Segundo Gabriel Souza, o objetivo do grupo é construir sugestões, prioridades e recomendações para o plano de governo. A transição reúne os partidos da coligação (PSDB, Cidadania, MDB, União Brasil, Podemos e PSD). Os apoiadores da chapa no segundo turno (PSB, PDT e Solidariedade) serão convidados para participar do processo.
- Dividimos o trabalho em cinco eixos: educação e primeira infância; social e qualidade de vida; ambiental e infraestrutura; econômico; e fiscal e de gestão - afirmou.
Até quarta-feira (09/11), os partidos aliados devem indicar representantes para discutir os eixos temáticos da nova gestão. Estão previstos workshops e um seminário geral, em 30 de novembro, quando os estudos com as prioridades do governo devem ser concluídos.
A previsão é que o anúncio do Secretariado fique para dezembro.