O PL oficializou nesta sexta-feira (22/07) a candidatura do ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni ao governo do Rio Grande do Sul. A confirmação do nome de Onyx ocorreu no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, cujas galerias ficaram lotadas com militantes do PL e de partidos aliados, como o Republicanos, Patriotas e PROS.
A chapa majoritária liderada por Onyx deve ser formada pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que deve ter a candidatura ao Senado confirmada neste sábado pelo seu partido. A vaga de vice-governador continua aberta.
Várias lideranças discursaram ao longo do evento, que iniciou por volta das 16h e seguiu noite adentro.
Trajetória política
Nascido em Porto Alegre, Onyx Dornelles Lorenzoni tem 67 anos, é formado em medicina veterinária e é empresário. Ele participou da transição do governo de Michel Temer ao de Jair Bolsonaro e, na sua gestão, foi secretário-geral, ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Cidadania e do Trabalho e Previdência. Antes disso, foi deputado estadual e deputado federal.
Presidente-estadual do PL, Onyx voltou ao partido atual do presidente, já que tinha representado a sigla nas décadas de 1980 e 1990. Porém, grande parte de sua carreira política foi pelo DEM, que se fundiu com o PSL para formar o União Brasil.
Pelo DEM (que, antes, era PFL), o porto-alegrense se candidatou duas vezes à prefeitura da capital gaúcha. Em 2004, ficou em terceiro lugar e, em 2008, ficou em quinto. Em ambos os pleitos, José Fogaça foi o eleito.