Repetindo o placar da última rodada da fase classificatória, Grêmio e Juventude empataram por 1 a 1 no duelo de ida das semifinais do Gauchão 2026, na tarde neste domingo (15/02), na Arena, em Porto Alegre. Com o resultado, o confronto por vaga na final fica em aberto para a partida de volta, domingo que vem (22/02), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Como não há saldo qualificado e nem a vantagem de dois resultados iguais, novo empate leva a decisão aos pênaltis. No ano passado, as duas equipes também se enfrentaram nas semifinais, igualmente com o segundo jogo no Jaconi, e a vaga foi decidida nas penalidades, com vitória gremista. A diferença é que naquela ocasião o Grêmio venceu na Arena por 2 a 1 e o Ju devolveu o placar em Caxias do Sul.
GRÊMIO 1 X 1 JUVENTUDE
Com o Papo bem postado na defesa, o Tricolor demorou para abrir o placar. Aos 39 minutos do primeiro tempo, William cruzou da esquerda para a área e Tetê apareceu atrás da zaga para tocar de cabeça: 1 a 0. Nos acréscimos, Talieri teve a chance de empatar, mas chutou para fora na saída do goleiro Weverton.
No segundo tempo, o Ju conseguiu escapar em alguns contra-ataques. Aos 11 minutos, o zagueiro Gabriel Pires lançou a bola para Patrick Lanza, que invadiu a área em velocidade pela esquerda e bateu forte no alto: 1 a 1.
Com revisão do VAR, o Juventude teve Léo Índio expulso após acertar Arthur com o cotovelo logo depois dos 30 minutos. O Grêmio tentou aproveitar a vantagem numérica, mas não conseguiu chegar com eficiência no ataque e o placar permaneceu empatado até o fim. Assim, a decisão da vaga à final ficou para o Jaconi.