Ouça agora

SABADÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Regional

Hospital de Giruá amplia serviços para mulheres de 14 municípios

  • 29/10/2021 - 00:20
Hospital de Giruá amplia serviços para mulheres de 14 municípios
Foto: Marília Bissigo/Secretaria Estadual da Saúde

Em uma das regiões do Estado com maiores índices de óbito por câncer de colo de útero e de mama, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou, na quarta-feira (27/10), do início da ampliação dos serviços de Saúde Integral da Mulher no Hospital São José, em Giruá. Cerca de 50 mil mulheres de 14 municípios da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) serão beneficiadas com o aumento de consultas, exames para diagnóstico e tratamento e toda a linha de cuidado para esses tipos de neoplasias.

- A ampliação do serviço vai representar a vida para milhares de mulheres! Pois vai ter uma redução do tempo entre a realização dos exames de rotina, a definição de um diagnóstico e o efetivo tratamento", disse a secretária. 

Serão oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 200 consultas na especialidade de mastologista, 30 de ginecologia e mais 160 mil procedimentos por mês, entre biópsias, anátomo e histeroscopia. Todas as fases, do diagnóstico ao tratamento, serão contempladas. A secretária Arita destacou a importância das consultas com mastologista e o procedimento de histeroscopia, que, até o momento, não eram ofertados na região. O valor mensal a ser repassado para a prestação do serviço será de R$ 112 mil mensais, entre recursos estaduais e federais.

- A grande conquista dos novos serviços que estamos iniciando hoje é a diminuição do tempo de espera por um diagnóstico. Hoje os resultados de exames levam de 60 a 90 dias para retornar às pacientes. A partir de agora, serão cinco dias - comemora o diretor técnico do Hospital São José, Claudio Konrat.

A região que abrange esses municípios está em 3° lugar no Estado nos índices de mortalidade por câncer de colo de útero, sendo 9,9 a cada 100 mil habitantes. A média do Estado é 7 a cada 100 mil habitantes. Em relação ao câncer de mama, esse índice é de 29,9 a cada 100 mil habitantes na região, enquanto a média estadual é de 24,5 a cada 100 mil habitantes.

O diretor administrativo do Hospital, Isnar Passos, disse que "não se trata de fazer exames, mas de realizar diagnósticos a tempo de curar as pacientes, cumprir o papel da instituição e mudar os indicadores".

Arita Bergmann aproveitou a oportunidade para anunciar que o Hospital São José será beneficiado com um acréscimo no valor de R$ 70 mil por mês no contrato com a Secretaria da Saúde (SES), para a prestação de serviços do SUS. O recurso é para o ambulatório de ginecologia e é proveniente do programa Assistir, que definiu novos critérios de rateio dos recursos estaduais na área da Saúde.

O prefeito de Giruá,Ruben Weimer, explicou que os anúncios viabilizam a saúde e a qualidade de vida da população do município e de todos os municípios próximos, agradecendo à Secretaria da Saúde (SES) e ao governo do Estado.

- O trabalho que vai ser realizado aqui encurta as distâncias e o desconforto para as pacientes com câncer. Não será apenas a realização de exames, mas teremos o tratamento completo pertinho de casa, aumentando nossa proximidade com Giruá - concluiu o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani.

Fonte: Redação