Em oito municípios do Noroeste Gaúcho não haverá disputa nas Eleições Municipais 2020. Em Doutor Maurício Cardoso, Tuparendi, Porto Vera Cruz, Inhacorá, Mato Queimado, Catuípe, Entre-Ijuís, Coronel Barros, apenas um candidato se habilitou para o pleito.
Para que o candidato conquiste o cargo desejado, basta que ele vote em si mesmo: se o concorrente tiver um único voto, será o eleito. A regra vale mesmo que, em uma situação hipotética, 99% dos votos da cidade fossem brancos ou nulos:
— Como ele vai ser o único candidato, tendo um voto já é suficiente para se eleger. O que vale são os votos válidos. (Se ele mesmo votar nele) Está ganha a eleição — explica a assessora técnica dos Desembargadores Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marília Medeiros Piantá.
O promotor Rodrigo López Zilio, coordenador do Gabinete Eleitoral do Ministério Público, entende que as candidaturas únicas não proporcionam chance para renovação na política, além de excluírem o eleitor:
— O eleitor, que é o elemento central da política e que tem o poder de renovar ou não seus representantes, fica privado disso. E há ainda outros efeitos, que é a colocação da democracia representativa em um grau ou nível inferior. A democracia é a participação popular, e eu vejo elementos para contraindicar este tipo de conduta. Se este município (com repetitivas candidaturas únicas) tem esta dificuldade, não deveria ser município — defende o especialista, também professor de Direito Eleitoral.
Lista de municípios e os candidatos únicos
Catuípe
Candidato: Joelson Baroni (PDT)
Coronel Barros
Candidato: Edison Osvalto Arnt (DEM)
Doutor Maurício Cardoso
Candidato: Marino José Pollo (PP)
Entre-Ijuís
Candidato: José Paulo Meneghine (PT)
Inhacorá
Candidato: Everaldo Rolim (PTB)
Mato Queimado
Candidato: Joaquim Bourscheidt (MDB)
Porto Vera Cruz
Candidato: José Andrade de Matos (MDB)
Tuparendi
Candidato: Leonel Fernando Petry (PDT)