Um pontilhão construído em Lajeado Pessegueiro, Independência, no final do ano passado, ainda não permitiu a passagem de nenhum veículo por cima dela. A travessia não tem utilidade, por enquanto, simplesmente porque foi construída fora do leito do riacho que passa na localidade.
Segundo o vereador Brasil de Freitas Neto (PMDB), a ponte antiga acabou desmoronando e a prefeitura decidiu fazer a nova estrutura em outro local. Ele acredita que o objetivo era desviar o curso do rio, porém isso não foi possível até o momento, provavelmente por falta de autorização dos órgãos ambientais competentes.
- Uma ponte feita sem respaldo dos órgãos ambientais. Isso é a mesma coisa que colocar a carroça na frente dos bois. Não sem quem teve a ideia, mas deve explicação para a comunidade porque isso envolve dinheiro público – critica o vereador.
O vereador Brasil foi questionado por um ouvinte porque ele autorizou o projeto de construção da ponte, quando ele era presidente da Câmara de Vereadores do município. Brasil disse que no projeto não estava previsto mudança de local da nova travessia.
Enquanto isso, ônibus do transporte escolar, caminhões que fazem o transporte de leite e veículos em geral precisam utilizar diariamente uma ponte provisória de madeira. O problema é que a estrutura é muito baixa.
Um motorista do transporte escolar ligou para a Colonial para lembrar que já faz dois anos que a situação se arrasta sem solução. Ele revelou que, no ano passado, quase caiu com o ônibus no rio.
- A ponte se moveu e eu quase derrubei o ônibus com as crianças no rio – contou o motorista.
A reportagem da Rádio Colonial tentou, mas não conseguiu entrar em contato com a Prefeitura de Independência nesta segunda-feira (4).