Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Agricultura

Governo voltará a adotar taxa extra para leite da União Europeia

Governo voltará a adotar taxa extra para leite da União Europeia
  • 13/02/2019 - 01:49
Surtiram efeito as pressões de diferentes entidades e da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) contra a anulação da taxa extra sobre o leite em pó importado da União Europeia (UE) e da Nova Zelândia. Segundo o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA, formada por cerca de 200 parlamentares ligados ao agronegócio, nesta quinta-feira (24) o setor lácteo poderá comemorar a publicação de uma nova medida que dificultará a entrada de leite europeu por aqui. 
"O governo nos confirmou nesta terça-feira que na quinta publicará decisão ampliando a taxa de importação do produto da União Europeia em 42,8%", assegurou Moreira. 
A nova taxa seria a soma dos 28% cobrados de qualquer outro país mais os 14,8% equivalentes a taxa que havido sido retirada na semana passada, explica o deputado. Por meio de seu Twitter o presidente Jair Bolsonaro confirmou "a decisão do governo de aumentar o imposto de importação de leite em pó da União Europeia, compensando o fim da taxa antidumping que era adotada pelo Brasil até o último dia 6". 
Para Moreira, o "caso está encerrado", mesmo sem a inclusão da Nova Zelândia que, de acordo com ele, não oferece riscos ao produto nacional porque exporta praticamente todo seu excedente para a China. "O que temos de discutir de agora em diante é uma maneira de qualificar o setor, melhorar a produtividade e outras formas de fomentar a produção interna", avalia. As informações são do Jornal do Comércio
 
Fonte: Jornal do Com