Os 140 funcionários do Hospital Dom Bosco de Santa Rosa, que estavam em greve desde 13 de novembro, retornaram ontem (13) ao trabalho. A paralisação foi encerrada após duas audiências na Justiça do Trabalho. O acordo firmado prevê que a casa de saúde pague a folha referente a novembro e os seis meses atrasados de vale-alimentação em até 48 horas após a liberação de recursos que devem ser repassados pelo Estado via Banrisul.
Já o décimo terceiro salário deve ser pago em seis vezes, com a primeira parcela em até 48 horas após a liberação dos recursos. A folha do mês de dezembro será quitada até 8 de janeiro, com a antecipação de recursos oriundos da Fundação Municipal de Saúde.
Não era o desejo dos trabalhadores, mas acabamos cedendo levando em consideração a situação do hospital. E agora temos garantia de pagamento”, disse o diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindisaúde), Lino Puhl.
A superintendente do hospital, Leila Pinto, disse que, apesar de formado o acordo, não há certeza da data dos depósitos.