Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Geral

Deficientes visuais realizam caminhada em Três de Maio

Deficientes visuais realizam caminhada em Três de Maio
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três de Maio
  • 13/12/2017 - 11:48
Um grupo formado por integrantes da Associação de Deficientes Visuais Vida Nova realizou uma caminhada ontem (12) no centro de Três de Maio com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a exclusão dos deficientes visuais. Com a finalidade principal de diminuir o preconceito e a discriminação, foi criado o Dia do Cego, que é celebrado em 13 de dezembro.
Conforme o presidente da entidade, Ildo Rutzen, as pessoas com deficiência visual preferem não sair de casa com medo de serem alvo de chacota nas ruas da cidade em razão do risco de tropeçarem em algum obstáculo ou até de sofrem uma queda. “Muitos ficam o dia todo em casa e não participam da sociedade por medo de serem alvo da discriminação”, conta Rutzen. 
Já Jorge Feistler lembra que a Asdevi está aos poucos vencendo essa barreira com a realização de encontros semanais entre os seus integrantes. 
Antes da caminhada, o grupo se reuniu com a vice-Prefeita Eliane Fischer e fez uma apresentação musical em frente à Casa do Papai-Noel, instalada no pátio da prefeitura. 
A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou apenas parcial da visão. Esse problema, que pode ser congênito ou adquirido, representa, para muitos, uma grande limitação. Entretanto, diversas técnicas de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho permitiram que a deficiência visual se tornasse apenas um pequeno detalhe diante da capacidade de seus portadores.
O Dia do Cego foi instituído em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros, através do decreto Nº 51.045, e marcou um importante passo para a diminuição do preconceito que ronda os portadores de deficiência visual.
 
Fonte: Reda