O prefeito Fábio Luciano Schakofski (PSD) e o vice Elson Alfredo Secconi (PP) estiveram na Rádio Colonial na manhã desta segunda-feira (19/01) para dar mais detalhes aos moradores do município sobre a obra de infraestrutura rodoviária aprovada pelo governo do estado, e que teve ordem de início assinada na última sexta-feira (16/01).
Segundo Schakofski, está prevista a pavimentação de um trecho de 1,14 quilômetro da estrada que liga Alegria a Independência, cuja extensão total é de 15 quilômetros. São nove quilômetros no perímetro do município de Alegria e seis quilômetros no território de Independência. O aporte do estado é de R$ 1,27 milhão, com contrapartida do município.
O mandatário disse que as obras devem iniciar em fevereiro.
Segundo o prefeito, embora modesto, este é um primeiro passo para que Alegria tenha o segundo acesso asfáltico, depois da ligação com a cidade de Inhacorá ter sido concluída em julho do ano passado. Ele explicou que foi a primeira vez que Alegria inscreveu um projeto no Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (Piaa/RS) da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
- Por ora é que a gente conseguiu. Já temos informação que a partir de maio o programa vai abrir novas inscrições e vamos pleitear mais recursos para asfaltar talvez mais um quilômetro, e assim vamos construindo parcerias – afirmou.
Schakofski explicou que a aprovação do projeto somente foi possível graças ao apoio da Certhil, transportadora Atrhol de Horizontina e Rede de Farmácias São João, que vão financiar a obra com o abatimento de até 5% no ICMS devido.
O gestor municipal anunciou também que com esta obra de pavimentação, a prefeitura vai construir, em parceria com a Rohden Lácteos, um caminhódromo também de um quilômetro de extensão na cidade de Alegria, oferecendo um local seguro e agradável para caminhadas e corridas ao ar livre.
Ele afirmou também que a estrada que liga Alegria a São José do Inhacorá também é importante e merece toda atenção da administração municipal.