Os trabalhadores das fábricas da Lactalis em Três de Maio e Santa Rosa estão em greve. A paralisação iniciou no último domingo (22) quando sindicalistas se instalaram nas portas de fábricas e iniciaram o processo de convencimento dos trabalhadores para aderirem à greve.
Na última assembleia da categoria, realizada no dia 16 em frente à planta em Três de Maio, a proposta de paralisação das atividades obteve aprovação de 90% dos trabalhadores. A empresa então foi comunicada que decorridas 48 horas, os trabalhadores entrariam em greve.
O sindicato pede a inflação do período, 1,73% mais 3% de aumento real. A Lactalis oferece 1,38% de reposição, sem aumento real.
As vias de acesso às fábricas foram bloqueadas pelos sindicalistas, mas a empresa conseguiu liminar, que proíbe o bloqueio sob pena de multas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos, Rafael Oliveira, afirma que a greve é por tempo indeterminado. Segundo ele, a adesão é parcial, “mas grande parte da categoria está parada”.