Na reunião da bancada gaúcha, nesta terça-feira (10), no Congresso Nacional, surgiram novas possibilidades para que as pontes ligando Brasil e Argentina sejam construídas. Uma das ideias é colocar emenda no orçamento e buscar dinheiro do Banco Mundial (Bird), já que existe ampla utilização para o turismo na rota das Missões que abrange também o Paraguai. As informações são da coluna Repórter Brasília do Jornal do Comércio.
No caso de Porto Mauá já existe um encaminhamento mais concreto, segundo o deputado Luis Carlos Heinze (PP), que participa do mutirão para construção das ligações.
Um investidor vai apresentar ao ministro dos Transportes, nesta quarta-feira (11) uma proposta com investimento em torno de US$ 40 milhões, de caráter público-privado, com o governo da Argentina e do Brasil, na qual seriam aportados recursos para a construção da ponte em troca da concessão, num prazo de 30 anos.
A empresa aplicaria logo US$ 20 milhões e depois mais US$ 20 milhões para a construção da obra. O Brasil pagaria US$ 10 milhões a partir do quarto ano, e a Argentina também pagaria seus US$ 10 milhões a partir do ano quatro.