O posto de atendimento do Centro de Valorização da Vida e a Secretaria da Saúde promovem caminhada nesta sexta-feira (29) em Três de Maio com o objetivo de quebrar o tabu em torno do suicídio e levar à população informações relevantes em favor da vida. A caminhada vai sair da Praça Henrique Becker Filho (antiga Praça da Bandeira) às 16h. Se chover, a atividade deverá ser realizada em outra data.
A Organização Mundial da Saúde afirma que em pelo menos 90% dos casos o suicídio pode ser evitado, porque está associado a psicopatologias diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão. A tristeza faz parte da vida, e nos ajuda crescer emocional e espiritualmente. A tristeza persistente inspira cuidado e atenção. Pessoas deprimidas tendem a se isolar, não interagem socialmente, parecem desmotivadas, anestesiadas, sem iniciativa. Por vezes chegam a verbalizar o quanto a vida lhes parece um fardo. Quem passa por essa experiência difícil - e principalmente parentes, amigos e pessoas próximas - devem prestar atenção aos sinais e, se for o caso, procurar ajuda.
Desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade e de culpa, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família, pode ter baixa qualidade de sono e, ainda, perder ou ganhar peso.
O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal em 1973. O serviço voluntário gratuito dá apoio emocional a quem quer e precisa conversar, sob total sigilo. As pessoas podem entrar em contato pelo telefone 188 (24 horas por dia).