Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Regional

Testes comprovam que hidrelétrica interfere na visibilidade do Salto do Yucumã

Testes comprovam que hidrelétrica interfere na visibilidade do Salto do Yucumã
  • 05/05/2017 - 01:31
Testes autorizados pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos demonstraram a interferência da Usina Foz do Chapecó na visibilidade do Salto do Yucumã, considerado o maior salto de água longitudinal do mundo. Entre os dias 28 de abril e 1º de maio foram realizados os testes, quando a usina funcionou com apenas uma das quatro turbinas, diminuindo a passagem da água pelo leito do rio Uruguai.
As medições foram feitas de hora em hora e comprovaram a influência direta da Usina Foz do Chapecó, em Santa Catarina, no enchimento do Salto do Yucumã, que fica no município de Derrubadas.
A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, a partir de uma solicitação da Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
— Com as medições hora a hora, confirmamos a nossa suspeita de que a usina Foz do Chapecó, situada a cerca de 160km do Salto, tem responsabilidade pelo enchimento do Yucumã. Durante o final de semana, o Yucumã ficou completamente visível — afirma o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles.
Representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e a Agência Nacional de Águas vão analisar os dados. Com isso será possível estudar uma possível mudança no sistema, uma vez que influencia diretamente o turismo local.
— Esperamos que a ANA se sensibilize com a situação. Será um bem para o turismo e para a natureza — finaliza a empresária e representante da Associação Turística Caminhos do Interior de Tenente Portela, Márcia Mueller.
Por enquanto, com a visibilidade comprometida, a orientação é entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo (55 3616-3071) ou com o parque (55 3616-3006) para saber sobre as condições de visitação.
 
Fonte: Com informa