Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

TRE inicia cadastramento biométrico de eleitores de Três de Maio

TRE inicia cadastramento biométrico de eleitores de Três de Maio
  • 04/05/2017 - 14:33
Começou nesta terça-feira (2) o cadastramento biométrico dos eleitores de Três de Maio. O procedimento, que vai até 14 de março de 2018, é obrigatório para os 20 mil eleitores do município, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.
Quem não realizar o cadastramento terá o título cancelado e, além de não poder votar nas próximas eleições, ficará sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros. O Cartório Eleitoral atende na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 310, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. 
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deverá ter em mãos original e cópia de um documento de identidade oficial com foto e de um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.
O atendente vai coletar a impressão digital do eleitor, tirar fotografia digital e também atualizará os dados cadastrais.
O comprovante deve estar no nome do próprio requerente, do cônjuge ou de parente até o 2º grau, juntando-se cópia de documento que demonstre o vínculo familiar. Além disso, quem tiver o título de eleitor também deverá levá-lo.
No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. 
O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. 
No dia da eleição, ele será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação. 
 
Fonte: Reda