Horário sem programação!

Regional

Finalizado plano estratégico para estimular o desenvolvimento da região

Finalizado plano estratégico para estimular o desenvolvimento da região
  • 24/03/2017 - 13:53
Três de Maio, Santa Rosa, Horizontina e outros 17 municípios da região Fronteira Noroeste ganharam um plano estratégico de desenvolvimento para orientar essas cidades a traçar planos conjuntos para o desenvolvimento econômico até 2030. Conforme o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Fronteira Noroeste), o plano apresenta sete diretrizes que totalizam 50 projetos com investimentos previstos de R$ 100 milhões.  
O plano será oficialmente apresentado na assembleia regional do Corede Fronteira Noroeste, marcada para o dia 31 de março, às 8h30min, na Unijuí Campus Santa Rosa.
Entre os eixos prioritários para o desenvolvimento regional está o fortalecimento, qualificação e competitividade das cadeias produtivas de alimentos, máquinas e equipamentos agrícolas, móveis, confecções e turismo. Também, prioriza investimentos na infraestrutura logística da região, bem como a construção da Ponte Internacional de Porto Mauá. O Plano prioriza também a geração de energia.  Contempla também investimentos nas áreas ambientais, da segurança, saúde e educação.
Outra importante ação prevista é a constituição do Parque Tecnológico do Noroeste Gaúcho, compreendendo quatro (04) Coredes (Fronteira Noroeste, Celeiro, Missões e Noroeste Colonial). O projeto indica uma estrutura descentralizada e disseminada na região, com uma ação em cooperação entre as Universidades e Instituições de Ensino Superior. Somente este projeto soma um investimento superior a R$ 66 milhões, com fontes de recursos dos Ministérios de Ciências e Tecnologia, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e outras fontes nacionais e internacionais. Para operacionalizar este projeto já foi firmado um Termo de Cooperação que reúne Unijuí, URI, Setrem, Fema, Fahor, Unicruz e outras. Tratativas vêm sendo tomadas para agregar também as Instituições federais na região, como IFFAR e a UFFS.
 
Fonte: Reda