Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Polícia

Assaltantes tentam roubar banco em Rodeio Bonito

Assaltantes tentam roubar banco em Rodeio Bonito
Foto: Fernando Pertuzzati
  • 29/12/2016 - 10:14
Oito dias após moradores de Planalto serem feitos de escudo humano durante o assalto às agências do Banco do Brasil e do Banrisul, a cena voltou a se repetir na região, desta vez, em Rodeio Bonito. Por volta das 8h30 desta quinta-feira, 29, criminosos fortemente armados tentaram roubar o Banrisul. Eles renderam o gerente, mas não conseguiram acessar o cofre.
Durante os crimes, as pessoas são forçadas a formarem uma corrente em frente às agências para ficarem entre os bandidos e a polícia. A mesma tática foi aplicada em dois assaltos a banco em São Sepé na madrugada de sábado, onde os criminosos usaram explosivos. Na manhã de hoje, a polícia prendeu em Vera Cruz um homem suspeito de liderar os ataques.
Em entrevista ao Folha na semana passada, o delegado de Polícia Civil Ercilio Carletti, de Planalto, destacou a importância dos moradores informarem aos órgãos de segurança pública a presença de pessoas e veículos estranhos, pois os bandidos costumam estudar seus alvos previamente. 
Bandidos colocam fogo em veículo utilizado na fuga
O veículo utilizado na fuga da tentativa de assalto em Rodeio Bonito foi um Peugeot placas de Farroupilha, na Serra Gaúcha. O carro foi encontrado por policiais incendiando a três quilômetros do trevo de Seberi em direção a Rodeio Bonito, na localidade de linha Progresso. Informações extraoficiais dão conta de que os ladrões fugiram em outros dois veículos.
Assaltantes estavam armados com fuzil
Uma munição de fuzil deflagrada foi apreendida pela polícia onde aconteceu uma tentativa de assalto a banco na manhã desta quinta-feira, 29, em Rodeio Bonito. No Brasil, a arma é de uso restrito.
Segundo a Polícia Civil do município, um dos seis criminosos que participaram da ação disparou para o alto quando uma das pessoas utilizadas como escudo humano em frente à agência do Banrisul saiu da corrente, enquanto a quadrilha deixava o local. Entre elas, estavam clientes e populares abordados na rua. Ninguém ficou ferido.
Fortemente armados, os bandidos chegaram por volta das 8h30, renderam um guarda e exigiram que o gerente abrisse o cofre. Informados de que havia horário determinado para a abertura e que isso demoraria mais de meia hora, eles colocaram toucas ninja e cogitaram explodir o banco, mas, no fim, decidiram fugir sem levar nada.
O veículo utilizado na fuga foi encontrado por policiais incendiando na linha Progresso, a três quilômetros do trevo de Seberi em direção a Rodeio Bonito. A suspeita é de que o carro, com placas de Farroupilha, seja clonado. Os ladrões teriam fugido em outros dois veículos.
Forças policiais estão concentradas na busca pelos bandidos. Informações podem ser repassadas à Brigada Militar, pelo 190, e à Polícia Civil, pelo 197. É importante que a população comunique aos órgãos de segurança pública a presença de pessoas e veículos estranhos nas cidades.
Tática do escudo humano
Em oito dias, é o terceiro caso na região onde pessoas são forçadas a formarem uma corrente em frente às agências para ficarem entre os bandidos e a polícia e evitar confrontos. A mesma tática foi aplicada em dois assaltos a banco em Planalto, na semana passada, e, já na região Central do Estado, em São Sepé, na madrugada de sábado, onde os criminosos usaram explosivos. Na manhã de hoje, a polícia prendeu em Vera Cruz um homem suspeito de liderar os ataques em São Sepé.
Forças policiais estão concentradas na busca pelos bandidos. Informações podem ser repassadas à Brigada Militar, pelo 190, e à Polícia Civil, pelo 197.
Postado por Paulo Marques
Fonte: Folha do Noroeste