Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Fim de semana no RS terá avanço de frente fria com tempestades isoladas

Fim de semana no RS terá avanço de frente fria com tempestades isoladas
  • 26/12/2025 - 12:54
  • Atualizado 26/12/2025 - 12:54

O avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul favorece tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h no sábado (27/12) e domingo (28/12).

No sábado, temporais se formam na região da Campanha, próximo ao Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as tempestades, com chuva forte a intensa e granizo isolado, atuam na Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio. Na tarde e noite, essas tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, com condições também para rajadas de vento passando dos 90 km/h e granizo.

Os acumulados variam entre 20 mm/dia e 75 mm/dia, com pontuais que podem passar dos 100 mm/dia em parte da Campanha, Centro e do Sul. As tempestades podem causar chuva intensa, com acumulados acima de 80 mm em três horas em alguns pontos.

Centro, Vales e Região Metropolitana

No começo da madrugada do domingo (28/12), ainda há condição para tempestades no Oeste e Missões, voltando a ganhar força a partir da tarde nessas áreas, avançando em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e áreas da metade Norte, onde há condição para chuva intensa, rajadas de vento acima de 90 km/h e granizo.

Os acumulados oscilam entre 20 mm/dia e 75 mm/dia, com pontuais de até 90 mm/dia no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. As tempestades podem causar chuva intensa, com acumulados acima de 80 mm em três horas em alguns pontos.

A tendência é que, na tarde da segunda-feira (29/12), temporais isolados, com chuva forte e queda de granizo isolado retornem ao Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 mm/dia e 40 mm/dia, e pontuais de até 75 mm/dia no Norte. Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 20 mm e 120 mm no Estado, podendo passar dos 150 mm no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em pontos da Costa Doce e da Campanha.

Previsão hidrológica

A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de alerta para inundação e normalidade, com estações pontuais em níveis baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim, as tendências são variadas devido às chuvas em diversas regiões do estado nos últimos dias.

Em função dos acumulados de chuva observados e previstos para o estado, com volumes pontualmente elevados durante o período do aviso, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Atenta-se para o risco de elevações rápidas em arroios, córregos e rios menores, além de alagamentos em áreas urbanas e enxurradas de forma pontual em áreas de maior declividade, conforme a intensidade da chuva.

Já os rios de maior porte devem registrar elevações, mantendo-se entre os limiares de normalidade e podendo atingir limiares de atenção e alerta para inundação, porém sem expectativa de atingir a cota de inundação.