O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira (23/10) que irá disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante viagem na Indonésia, na Ásia, em uma declaração ado lado do presidente do país, Prabowo Subianto.
O petista afirmou que vai completar 80 anos com a mesma energia de quando tinha 30. A afirmação ocorreu quando abordava a relação entre os dois países.
'Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia'.
Entre os principais objetivos da viagem, segundo o governo brasileiro, está a aproximação política com os países da região e a possibilidade de expansão do comércio bilateral. A programação inclui participações na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Fundada em 1967 pela Indonésia, Malásia, pelas Filipinas, por Singapura e Tailândia, a Asean é uma organização regional que promove a cooperação econômica, política, de segurança e sociocultural entre os seus membros. Além dos países fundadores, o bloco é composto também por Brunei, Laos, Mianmar, pelo Vietnã, Camboja e, durante esta próxima cúpula, receberá formalmente a adesão do Timor Leste, que se tornará o 11º membro.