A Câmara de Três de Maio realizou nesta quarta-feira (22/10) sessão especial pelos 70 anos do município em homenagem aos ex-prefeitos pelos relevantes serviços prestados, em ato solene conduzido pelo presidente, vereador Delmar Mébius, com cerimonial conduzido pela Secretária-Geral Jaci Taborda Fasolo, que atuou como mestre de cerimônias.
A realização da solenidade atendeu ao Requerimento nº 03/2025, de autoria do vereador Alexandre Ott (Progressistas), aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares, com o objetivo de homenagear e reconhecer os ex-prefeitos que contribuíram para a trajetória administrativa e social do município ao longo de sete décadas.
A abertura do evento destacou o caráter de celebração, memória e gratidão, enaltecendo o legado histórico dos gestores e líderes comunitários que construíram o desenvolvimento local, e invocando a Deus “força, dinamismo e sabedoria” para honrar o passado e inspirar o futuro da comunidade três-maiense.
O primeiro a ser reverenciado foi o primeiro prefeito de Três de Maio, Walter Ullmann, que exerceu duas gestões — de 1955 a 1959 e de 1969 a 1972. Sua memória foi destacada com emoção pela presença de Hermínia Ullmann Rech, representante da família, e pelo pronunciamento na tribuna do marido dela, Darci Luís Rech, em tributo ao legado do primeiro chefe do Executivo três-maiense. Também foram homenageados:
Germano Dockhorn, prefeito de Três de Maio no período de 1959 a 1963; representado por seu neto Bruno Dockhorn;
Ceslau Sawitzki (in memoriam), prefeito por três mandatos, de 1963 a 1969, de 1973 a 1977, e de 1983 a 1988; representado por seu filho Reinaldo Sawitzki;
Olívio José Casali, prefeito por quatro mandatos, de 1977 a 1983, de 1989 a 1992, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016;
Pedro Paulo Fischer, prefeito de 1993 a 1996;
Luiz José Lena, prefeito de 1993 a 1996;
Altair Francisco Copatti, prefeito por três vezes, de 2001 a 2004, de 2005 a 2008 e 2017 a 2020;
Marcos Vinícius Benedetti Corso, prefeito por duas vezes, de 2021 a 2024, e de 2025 a 2028, mandato este em andamento.
Todos fizeram uso da palavra na tribuna, em manifestações marcadas por gratidão, memória e reconhecimento à história administrativa do município.
No espaço de manifestações parlamentares, as bancadas registraram cumprimentos e sínteses de reconhecimento ao legado dos gestores. Pelo Progressistas, o vereador Alexandre Ott (proponente da homenagem) realçou o simbolismo dos 70 anos, a continuidade das políticas públicas ao longo dos mandatos e a gratidão aos ex-prefeitos — em vida e em memória — pelo serviço prestado. O colega Antônio de Oliveira reforçou o lema municipal “Venceu pelo Trabalho”, sublinhando a soma de esforços de cada administração na construção de uma cidade pujante.
Em nome do Partido dos Trabalhadores (PT), o vereador Diogo Wolf destacou a dimensão humana da gestão pública, o papel histórico das primeiras-damas e a inspiração de uma “política do bem”, inclusiva e voltada às pessoas.
Pela bancada do PDT, o vereador Carlos Norberto Filipin valorizou a continuidade administrativa entre gerações e a responsabilidade pública como fundamento do progresso, reconhecendo contribuições em tempos distintos e desafiadores.
Representante do NOVO, a vereadora Vanessa Sallapata enfatizou que governar é servir, registrando respeito aos ex-prefeitos pela seriedade e pelo compromisso com a melhoria contínua do município.
O vice-presidente da Câmara, Paulo Pereira (PL), também se pronunciou, ressaltando lealdade no debate político, o papel das famílias que sustentam a vida pública e o caráter exigente do cargo de prefeito, sempre próximo das demandas cidadãs.
Encerradas as manifestações, foi realizada a entrega de honrarias, devidamente emolduradas, a cada ex-prefeito — e, de forma especial, aos familiares que os representaram. Na sequência, o presidente Delmar Mébius destacou a importância do reconhecimento aos ex-prefeitos.