O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que ainda não há nenhuma definição sobre a inclusão ou não, na pauta do Plenário, do projeto que concede anistia aos acusados de golpe de Estado.
Motta tem sinalizado preferência por discutir o projeto apenas após o término do julgamento do STF sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Estamos muito tranquilos em relação a essa pauta. Estamos sempre ouvindo os líderes que têm interesse e os que são contrários”, disse o presidente.
O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) afirmou que a bancada da oposição vai insistir para que a proposta de anistia aos presos do 8 de janeiro seja pautada na próxima semana na Câmara.
“A sinalização é para que seja pautada na semana pós-julgamento, por volta do dia 15, mas vamos insistir que seja já na próxima semana. Há um requerimento de urgência, precisa ser nomeado o relator, e só depois o texto pode ir a voto”, disse Sóstenes.
O projeto perdoa os condenados pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023, incluindo os financiadores, incentivadores e organizadores.