Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Polícia

Polícia Civil apreende três mil toneladas de sementes ilegais no RS

Polícia Civil apreende três mil toneladas de sementes ilegais no RS
Foto: Polícia Civil do RS/Divulgação
  • 29/08/2025 - 12:51

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DICRAB), sob a coordenação do delegado Heleno dos Santos, e as Delegacias especializadas (DECRABs) de Cruz Alta e Santo Ângelo deflagrou a Operação Semente Segura II. A ação integrada  contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS), 

Ao todo, foram apreendidas 3 mil toneladas de sementes ilegais no RS. O valor estimado das sementes apreendidas atinge, aproximadamente, R$ 35 milhões. Produtores foram autuados por posse de defensivos ilegais ou em situação de armazenamento irregular. 

A iniciativa, realizada entre os dias 26 e 29 de agosto de 2025, teve como objetivo principal o combate à produção e comercialização de sementes piratas e falsificadas, bem como de insumos agrícolas ilegais, que representam uma grave ameaça ao agronegócio gaúcho e brasileiro.

A DICRAB, atuando por intermédio das DECRABs de Cruz Alta e Santo Ângelo, contou com o apoio fundamental das Delegacias Regionais de Santiago, Santa Maria, Santo Ângelo e Palmeira das Missões. A operação abrangeu os municípios de Júlio de Castilhos, Jari, Tupanciretã, Entre-Ijuís, Giruá, São Luiz Gonzaga, Santiago, Boa Vista das Missões, Pinhal Grande, Condor, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Estrela Velha e Arroio do Tigre.

Além disso, uma das empresas fiscalizadas foi autuada administrativamente por manter uma aeronave de pulverização, avaliada em R$ 1,5 milhão, sem o devido registro perante o MAPA, evidenciando a amplitude das irregularidades combatidas.

Parte dessas sementes apreendidas foi destinada para um depósito de grãos, onde serão utilizadas como matéria-prima para ração animal ou alimentos, garantindo assim um destino útil e seguro para o material apreendido.

Além de sementes ilegais, a fiscalização ainda autuou diversos produtores por posse de defensivos ilegais ou em situação de armazenamento irregular, na maioria, com risco real de contaminação dos grãos.

A operação mobilizou um grande efetivo, com 20 fiscais do MAPA, 21 fiscais da SEAPI e 64 policiais civis, demonstrando a sinergia e o compromisso das instituições envolvidas na proteção do setor agrícola. As ações decorrem de investigações em andamento na DICRAB, que visam desarticular redes criminosas, que atuam no mercado ilegal de sementes e insumos. “A Operação Semente Segura II demonstra o compromisso da Polícia Civil e de nossos parceiros em proteger o produtor rural e garantir a legalidade no campo. O combate às sementes piratas e insumos ilegais é fundamental para a segurança alimentar, a economia regional, o fisco e o meio ambiente do nosso estado", afirmou o Delegado Heleno, Diretor da DICRAB.