Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Seminário na Expofeira apresenta programa de irrigação do governo estadual

Seminário na Expofeira apresenta programa de irrigação do governo estadual
Seapi/Divulgação
  • 09/05/2025 - 16:41

O município de Três de Maio recebeu, nesta quinta-feira (08/05), mais uma edição do Seminário de Irrigação, que tem por objetivo divulgar o Programa Irriga+ RS e tirar dúvidas sobre as normativas e legislações ambientais para a instalação de sistemas de irrigação. O evento é organizado pelas secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Emater/RS-Ascar.

O encontro aconteceu durante a programação da Expofeira 2025 do município e contou com a presença de cerca de 160 pessoas. O subsecretário de Irrigação da Seapi, Paulo Salerno, apresentou o Programa e destacou o benefício de 20% do valor do projeto que é oferecido pelo governo do Estado, até o teto de R$ 100 mil por beneficiário. “Precisamos conscientizar os produtores da importância de sistemas de irrigação para a garantia da produtividade e renda. Vivemos períodos de mudanças climáticas, e o Rio Grande do Sul tem sido castigado com anuais períodos de estiagem”, salientou Salerno.

O programa é destinado a todos produtores rurais (pessoas físicas) e busca apoiar projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (por aspersão, localizada ou por sulcos); e construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação. Os projetos podem ser financiados por instituições bancárias ou bancados com recursos próprios e o edital está aberto para recebimento de projetos até o dia 29 de julho.

O chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ligada à Sema, Cristiano Press, apresentou as as normas ambientais de autorga e licenças, e todas as modificações na legislação feitas recentemente.

“Esse é um evento muito importante de divulgação do programa e do trabalho de assistência que a Emater presta aos municípios, com o objetivo de apresentar e buscar o interesse dos produtores. A irrigação pode colocar as propriedades da região em outro patamar, sem o risco que assola anualmente as produções de soja, milho e pastagens”, enfatizou Valmir Thume, gerente regional da Emater de Santa Rosa.

Durante o evento, dois cases de sucesso também foram apresentados. O produtor Celso Weimer, de Três de Maio, e Nelson Trevisan, de Independência, falaram sobre a irrigação por pivô central nas suas propriedades para a produção de milho e soja e os benefícios que têm sido alcançados.