O município de Três de Maio recebeu, nesta quinta-feira (08/05), mais uma edição do Seminário de Irrigação, que tem por objetivo divulgar o Programa Irriga+ RS e tirar dúvidas sobre as normativas e legislações ambientais para a instalação de sistemas de irrigação. O evento é organizado pelas secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Emater/RS-Ascar.
O encontro aconteceu durante a programação da Expofeira 2025 do município e contou com a presença de cerca de 160 pessoas. O subsecretário de Irrigação da Seapi, Paulo Salerno, apresentou o Programa e destacou o benefício de 20% do valor do projeto que é oferecido pelo governo do Estado, até o teto de R$ 100 mil por beneficiário. “Precisamos conscientizar os produtores da importância de sistemas de irrigação para a garantia da produtividade e renda. Vivemos períodos de mudanças climáticas, e o Rio Grande do Sul tem sido castigado com anuais períodos de estiagem”, salientou Salerno.
O programa é destinado a todos produtores rurais (pessoas físicas) e busca apoiar projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (por aspersão, localizada ou por sulcos); e construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação. Os projetos podem ser financiados por instituições bancárias ou bancados com recursos próprios e o edital está aberto para recebimento de projetos até o dia 29 de julho.
O chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ligada à Sema, Cristiano Press, apresentou as as normas ambientais de autorga e licenças, e todas as modificações na legislação feitas recentemente.
“Esse é um evento muito importante de divulgação do programa e do trabalho de assistência que a Emater presta aos municípios, com o objetivo de apresentar e buscar o interesse dos produtores. A irrigação pode colocar as propriedades da região em outro patamar, sem o risco que assola anualmente as produções de soja, milho e pastagens”, enfatizou Valmir Thume, gerente regional da Emater de Santa Rosa.
Durante o evento, dois cases de sucesso também foram apresentados. O produtor Celso Weimer, de Três de Maio, e Nelson Trevisan, de Independência, falaram sobre a irrigação por pivô central nas suas propriedades para a produção de milho e soja e os benefícios que têm sido alcançados.